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Casado, Teólogo, Geógrafo, Especialização em Gestão de Negócios e Filósofo, crítico de pesquisa, moro na Bahia, gosto de artes visuais e esportes radicais.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

O que a estatística faz de mal? Ela ajuda a propaganda enganosa...


O que a estatística faz de mal? Em si nada... mas a forma que os números são apresentados podem mudar a história do mundo, de um país, das pessoas, de sua vida...
Uma pesquisa pode ter vários objetivos: coletar informações, quantificar populações, verificar tendências, auxiliar o mercado, etc. Após realizada pesquisa ela pode e deve ser apresentada e os seus resultados também. Podem ter vários objetivos, entre os quais apresentar os números e percentuais para mostrar resultados. Mas quem apresenta os resultados sempre o faz da maneira correta? Será? Sua intenção é somente informar? Sei não? Os números apresentados corroboram com a realidade? A pergunta desta seria: a realidade na visão de quem? Vejamos um exemplo bem simples. Empresa Arranjada produziu 1000 peças no ano de 2011 e vendia a unidade por $10,00 e a Empresa Bom de Preço produziu 1.000.000 de peças iguais e as vendia por $2,50. No ano de 2012 a empresa Arranjada colocou na mídia o seguinte anuncio: “aumentamos em 100% nossa produção e daremos um desconto para os clientes de 10%” . Ótimo! Como será que os consumidores veriam esta notícia? Imaginando que não soubessem da existência da Empresa Bom de Preço, visto que ela não anunciou o seu produto. A empresa Bom de Preço aumentou sua produção em apenas 10% para 1.100.000 peças e concedeu um desconto na sua peça de parcos  2%, alterando o preço para $ 2,45, mas não anunciou na mídia. Sabendo que sua concorrente aumentou a produção e reduziu o seu preço a empresa Arranjada anunciou de novo: “Nossa concorrente teve uma aumento na produção de apenas 10% nos aumentamos 100% e eles deram um desconto de apenas 2% nós reduzimos nossos preços em 10%.
Isto é estatística usada para fins duvidosos...
Quem entende um pouco de matemática vai perceber que a empresa Bom de Preço, embora cometa o erro de não divulgar sua mercadoria, trabalha o conceito de produção em escala para melhor desempenho próprio, sendo maior a produção para redução dos preços das peças. Ela tem preços atrativos cujo valor após o desconto seria $ 2,45, enquanto a concorrente oferecia o mesmo produto por $ 9,00, mais do que 300% de diferença. A esperteza da empresa Arranjada é não mostrar os preços apenas números estatísticos. O mesmo acontece com as lojas em suas promoções!
“Minha TV 42' tem o maior desconto do mercado! 50% de desconto: compre agora!” O que eles não anunciam é o preço de custo da TV. Ainda se utiliza das parcelas para ludibriar o consumidor: 12 vezes sem juros! Normalmente você paga duas parcelas somente de juros para a empresa. Os juros que não são divulgados estão embutidos nas parcelas fixas! Se as pessoas procurassem calcular a diferença entre comprar a vista e a prazo perceberiam este fato. Existem lojas que não fazem nenhuma questão de que você compre a vista! Sabia? Por que será? Porque ganha dinheiro com a venda da mercadoria e com a cobrança de juros sobre as parcelas que você vai pagar para esta empresa! Simples assim... DICA: quando for comprar um produto não importa o que seja, com um preço razoavelmente maior. Primeiro pergunte quanto seria o parelho a vista, mesmo que não tenha como pagar a vista. De posse desta informação, por exemplo – uma lavadora de $ 600,00, você vai a outras lojas e verifique qual o preço a vista (pelo menos duas lojas de redes diferentes). No lugar de menor preço então avise que você precisar pagar em parcelas e defina o prazo (12 meses, 24 meses, etc). Pronto não é difícil calcular os juros quando a pessoa te informar quanto será cada parcela. Se você definiu 12 vezes então o preço da mercadoria (600,00) dividido por 12 seria $ 50,00, todo valor da parcela superior a este valor é JUROS, se a parcela é $ 60,00 então $ 10,00 é juros e no final você vai pagar $ 720,00, então os JUROS seriam um TOTAL de $ 120,00. As empresas usam esta estratégia, parcelas que parecem que o preço da mercadoria foi dividido pelas parcelas, ou seja é como se tivessem não cobrado juros e o bem foi dividido por DEZ, mas não é assim foi dividido por DOZE e você pagou duas a mais de juros para eles! VOCÊ tem o DIREITO de saber quanto de juros eles estão cobrando simplesmente PERGUNTE: quanto é o juros desta parcela? Eles tem o DEVER de informar. EXIJA, não peça, o dinheiro para pagar será seu! Claro que de forma educada! Nestes tempos (junho de 2012) taxa de juros superior a 2% a.m. é abusivo. Se você me ouviu e perguntou quanto de juros você vai pagar em cada loja ficará mais fácil comparar o preço a vista e a prazo de cada empresa e comprar na melhor condição possível. Fique atento e aprenda a comprar. Tenha paciência e pesquise isto é bom para você e bom para o mercado e outras pessoas. Por quê? Com consumidores inteligentes as empresas tem que disputar melhor o mercado e REDUZEM os preços. Até a próxima.

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